Cuidados com sua saúde bucal

Ouça nossas dicas


Como realizar uma perfeita higienização bucal

A quem mais confiar sua higienização bucal, senão ao seu dentista? Ninguém melhor do que ele para indicar os melhores produtos, criados por dentistas, que vão realmente ajudá-lo no controle da sua higiene bucal.

Aqui estão algumas dicas valiosas:

- Visite seu dentista regularmente
- Peça ao seu dentista para instruir você sobre como realizar a melhor higiene bucal
- Use produtos de higiene oral de boa qualidade
- Procedimentos simples como "escovar os dentes após as refeições", "utilizar fio dental e usar enxaguante / enxaguatório bucal" são atitudes que podem fazer a diferença.

Nós da Dr. Veit Produtos, uma empresa criada por dentistas, acreditamos que estes cuidados tão simples podem gerar resultados muito satisfatórios para sua saúde bucal e para a sua felicidade.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Como evitar as cáries

A cárie é causada por vários fatores. Ela é iniciada pela presença de bactérias e restos de alimentos na cavidade bucal. Uma dieta rica em carboidratos durante um prolongado período de tempo sem escovar os dentes aumenta as chances da doença cárie se instalar.

E o estilo de vida de cada pessoa, influencia na proliferação da cárie?

Sim. Ela pode evoluir chegando a destruir e, se não tratada, pode evoluir e atingir os nervos da parte central, causando infecção, que só é resolvida com tratamento de canal ou até mesmo a extração do dente.

A única forma de evitar a instalação e a progressão da doença cárie é através de medidas preventivas elaboradas pelo seu dentista. A Dr. Veit Produtos possui uma linha de produtos voltados para a remoção mecânica da placa bacteriana e que ajudará você a prevenir a instalação cárie.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Saúde bucal da criança

Saúde bucal não tem idade. Nem tempo para começar. Ensinar e motivar as crianças a terem bons hábitos de saúde bucal é muito importante.

Na primeira infância ocorre a calcificação dos dentes permanentes e qualquer descuido nesta fase pode produzir efeitos nocivos graves. A criança deve ter uma alimentação saudável e equilibrada rica em frutas e verduras, e com baixo consumo de açúcar e amido que podem causar a cárie.

Muito comum em crianças, a "cárie de madeira" é um tipo de cárie que ocorre nos dentes de leite, com intensa e rápida destruição das coroas, "explicar o que é coroa". O aparecimento da cárie de mamadeira relaciona-se com o hábito de utilizar freqüentemente mamadeiras adoçadas durante um período prolongado de tempo, associado à falta de higienização bucal.

Para evitar que isso ocorra e para ajudar a reduzir o risco de cárie nas crianças é importante ensiná-las a escovar bem os dentes. Por pelo menos três vezes ao dia, com creme dental fluoretado. E lembre-se. Até as crianças devem usar o fio dental e fazer visitas regulares ao dentista.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Cuidados com dentes de leite

Entre seis meses e três anos de idade. Este é o período de aparecimento da primeira dentição, os famosos "dentes de leite". Nesta época, as gengivas são mais sensíveis e irritáveis e o uso de mordedores é indicado para auxiliar no alívio dos sintomas causados pela erupção dental.

Por volta dos seis anos de idade e até os 11. Esta é a fase chamada de "dentição mista", em que ocorre a troca dos dentes de leite pelos permanentes. Em torno dos 12 anos, os últimos dentes de leite caem e a criança atinge a fase da dentição permanente.

O cuidado é muito imporante. São os dentes de leite os responsáveis por manter o espaço e direcionar o posicionamento dos dentes permanentes. A perda precoce de um dente de leite, seja por causa da cárie ou de uma fratura, faz com que o espaço dos dentes permanentes seja perdido e com certeza isso acarretará um mau posicionamento no futuro.

Além disso, eles também são imprescindíveis para o desenvolvimento da fala, da mastigação, do desenvolvimento dos ossos da face e da função estética.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Como escovar os dentes das crianças

A criança, até os seis anos de idade, não tem habilidade e nem coordenação motora suficiente para escovar sozinha os dentes de forma correta.

Por isso, um aviso aos pais: é fundamental a presença de um adulto para ensinar, auxiliar e motivar no momento da escovação. A criança deve ser estimulada a escovar os dentes sempre após as refeições ou após ingerir alimentos que contenham açúcar como chocolates, biscoitos e balas.

Mas quem tem filhos sabe como isso nem sempre é possível. Então, aqui vão algumas dicas para maximizar o controle sobre a higiene bucal das crianças:

- Estabeleca horários para que a higiene bucal seja realizada
- O recomendado é, pelo menos, três escovações ao dia: após o café da manhã, o almoço e o jantar, sendo esta última a mais importante.
- Freqüência e a técnica de escovação são importantes. Escolha a escova de dente mais adequada para a idade e as necessidades da criança. Essa escolha pode ser auxiliada pelo cirurgião-dentista.
- Explique o que você está fazendo enquanto escova os dentes da criança. Explique a ela sobre como fazer.
- Os movimentos de vai-e-vem devem ser realizados durante 10 segundos em cada grupo de dois dentinhos. Uma pequena quantidade de pasta deve ser colocada na escova e a supervisão de um adulto é importante para evitar que a criança engula o creme.
- Em seguida, escove a parte de fora dos dentes (viradas para os lábios), através de movimentos circulares sempre limpando os dentes e a gengiva.
- Para terminar, escove a parte de dentro dos dentes (virada para a língua nos dentes de baixo, e para o céu da boca nos dentes de cima). Movimentos que se iniciam perto da gengiva em direção a parte com que mordemos.
- Não se esquecer de também escovar a língua.

Para um acompanhamento mais criterioso e para a manutenção adequada da saúde bucal é aconselhável que as crianças visitem o dentista a cada seis meses. A Dr. Veit Produtos, uma empresa criada por dentistas, acredita que somente o profissional dentista, terá condições de fazer uma avaliação com relação a necessidade ou não de aplicação de flúor no consultório.
- Por fim, não se esqueça de usar o fio dental.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Como usar o fio dental

A principal função do fio dental é remover restos de alimento e a placa bacteriana nos locais onde as cerdas da escova dental não conseguem alcançar, como a região entre os dentes.

O fio dental deve ser composto por materiais suficientemente resistentes para passar por pontos de contato fortes na região entre os dentes, podendo ser encerado ou não.

Pacientes que fazem uso de contenção fixa ou próteses de vários elementos também devem utilizar o fio dental e para melhor efetividade, podem contar com auxílio dos passadores.

Para não ferir a papila (gengiva que fica entre os dentes), o fio dental deve ser passado pelo ponto de contato como movimentos de vai-e-vem. No espaço interdental, o fio deve ser curvado sobre a superfície de um dos dentes. A limpeza se dá por movimentos para cima e para baixo; no sentido gengival, o fio dental é conduzido até a parte interna do sulco gengival (área entre a gengiva e o dente).

Por fim, repete-se o mesmo procedimento no dente vizinho.

Sorrir representa felicidade. Sonhos e alegrias. E um dos principais objetivos da Dr. Veit Produtos, uma empresa criada por dentistas, é preservar e restaurar o maior símbolo destes momentos: o sorriso.

Para isso, tão importante quanto o tratamento realizado no consultório odontológico, manter seus dentes e gengivas saudáveis através de uma boa higiene bucal em casa é fundamental.

A correta escovação associada ao uso diário do fio dental mantém sua boca saudável. Dentes e gengivas contribuem para uma boa aparência e são importantes para realizar tarefas simples, como falar corretamente e mastigar bem os alimentos.

A Dr. Veit Produtos recomenda que você visite frequentemente o seu dentista, para que ele possa auxiliar na escolha da melhor escova de dente e fio dental, indicados para você.

A falta de cuidados com sua saúde bucal causam males como a cárie e a gengivite (inflamação nas gengivas) que prejudicam não só a beleza do seu sorriso, mas também a sua saúde e auto-estima.